Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-05-31

Pergunta?

Gostaria de saber qual é o sistema táctico que consideram ideal para a formação? Refiro-me a Futebol de 11 e à Formação no sentido estrito da palavra.
Mais tarde darei a minha opinião,

PARTICIPEM e enriqueceremos as nossas ideias.

Cumprimentos,

GRG

2006-05-16

Argumentu I

Do "O quê?" ao "Como?"

Meus caros,
Escrevo-lhes nesta pequena folga, pois não sei se este mês teria outra hipótese, que não esta.

O tema que escolhi causa-me grandes interrogações. É o que relaciona a teoria com a prática, ou seja, aqui não há espaço para intelectuais.
O “O quê?” leva-me para as teorias do treino: a diferenciação de factores, que hoje tanto é criticada pelo defensores da periodização táctica, as cargas de treino, os princípios do treino, as capacidades motoras e condicionais, as fases sensíveis do desenvolvimento do Ser, a periodização táctica e outro tipo de periodização. Com tudo isto temos conversa para horas. Hoje, vou-me desviar e centrar na organização da equipa no papel (o quê?), para aplicar essa organização no terreno (O como?).
Creio que devemos basear todo o nosso processo de treino na organização da equipa. No entanto, a organização da equipa deve estar estabelecida, deve obedecer a regras, ou como é sobejamente conhecido, ter princípios gerais, específicos e sub-específicos. Portanto, tenho que saber, exactamente, o que quero para a minha equipa. Chegado aqui, após ter definidos os princípios gerais específicos e sub-específicos para as diferentes fase de jogo (ataque, defesa, transição D-A e transição A-D) e para esquemas tácticos, tenho que operacionalizar. Aqui, a meu ver, existem diferenças entre os treinadores. Quer dizer, alguns nem sequer sabem o que é que querem para a equipa. Os que sabem têm de por em prática o que definiram no papel. É aqui que alguns “brilham” pois o que aplicam nos treinos está relacionado com o modelo teórico. Se o modelo proposto tem uma determinada filosofia, então, os exercícios que são postos em prática têm que a seguir e, se assim não for não existe identidade. A identidade tem que ser seguida e se queremos que a equipa jogue duma forma então vamos treinar com exercícios que potenciem esta forma de jogar. A exemplo disto refiro uma frase dum amigo meu (adepto) que me disse após a sua equipa ter perdido:
- “ Como estávamos a ganhar, devíamos ter defendido atrás na 2ª parte”, ao que eu respondi:
- “Será que é assim que treinam? É esta a vossa identidade?”.
Pois bem, a meu ver esta questão reflecte qual a organização e identidade que o treinador dá à sua equipa pois uma equipa que está habituada a jogar em contra ataque, não pode, dum instante para o outro (salvo raras excepções) passar a jogar em ataque posicional e, o invés também acontece. Já me estou a desviar um bocado do tema pois as ideias vão-me surgindo e eu vou teclando e, vá me estou a alongar. Assim, deixo aqui a ideia do treinar em especificidade, treinar de acordo com o modelo de jogo, potenciando este mesmo modelo.
Mais há que falar sobre este tema, mas fica para a próxima.
Cordialmente,

GRG

2006-05-12

Argumentu

Daqui adiante, mensalmente, colocarei um post com este nome.
O objectivo será argumentar a favor de um futebol mais inteligente, organizado, evoluído. Serão tratados temas que permitem uma melhor organização do futebol, desde a formação à alta competição, dos treinos aos jogos, e do físico ao táctico, se é que podem viver separados.
Aguardarei respostas,

GRG

Fim da Época

Após findada a época é com felicidade que constato que os miúdos evoluíram.
1º ponto - É este.
2º ponto - Consolidou-se o sistema 1:3:1:2 - mais seguro, menos audaz, a equipa sofria poucos golos;
3º ponto - Assimilou-se o sistema 1:2:3:1 - Menos seguro, mais audaz, mais evoluído em termos de referencias, permite um nível de jogo superior, mas volto a repetir, MENOS SEGURO.
4º ponto - Dentro dos princípios do jogo os miúdos evoluíram. Quer dizer na 1ª fase da época foram-lhes referidas as coberturas, tanto atacante como defensiva. Nesta fase, também. No entanto, a evolução foi maior, também devido ao sistema utilizado, que faz com que os miúdos tenham mais noção das mesmas, pricipalmente as ofensivas.
5º ponto - O ataque demora mais tempo que anteriormente demorava, com mais desmarcações de apoio.
6º ponto - A defesa também está melhor com os miúdos a marcarem melhor e boas coberturas defensivas e trocas. também o GR aqui entra.
7º ponto - A transição D-A está forte devido à boa pressão e rápida reacção.
8º ponto - A transição A-D está melhor e, nos últimos jogos foram cortados contra-ataques por uma boa reação e posicionamento.
Agora falta consolidar aspectos como: abrir o jogo, jogar com o apoio e melhorar transições. Estes penso serem os aspectos a melhorar no próximo ano - talvez um trabalho de Sub-13, melhorar os princípios de jogo até dominarem a célula base. Estes miúdos vão continuar nos Sub-11 e, estão evoluídos (pelo que já vi). Com os colegas que vêm da equipa do Hugo será feito um trabalho com muitos miúdos com boas perspectivas futuras e com um nível "quase homogéneo". Este será um bom desafio.
Cordialmente,
GRG

Chegámos aos 200!!

Em pouco mais de 1 mês, e com menos posts do que aqueles que gostariamos, já conseguimos alcançar as 200 visitas!

A todos os que passam pelo blog, aqui fica o nosso agradecimento!

Fica a promessa de que o final de época vai trazer mais tempo para dedicar a este projecto. Contamos com todos para que o debate continue.