Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-10-12

Carolas no desporto

Viva,
O título deste post leva-me para a CAROLICE. No desporto português continua presente a Carolice e, é provavelmente no futebol que ela está melhor instalada. Ora, os carolas presentes no futebol nacional, continuam a mostrar o quanto "sabem da coisa".
Após o desenrolar de casos como "apito dourado", "mateus" e outros chegamos à conclusão que realmente os carolas percebem muito do que é o desporto.
O desporto tem regras. Quem não as cumpre é penalizado mas, há muitas vezes em que a penalização é proveitosa. Ora, alguns carolas sabem bem o que isto é. Aí sim, os anos de prática são sinal de sabedoria. Contudo, toda esta sabedoria não tem trazido grandes resultados. Alguns acham que sim, eu, tenho opinião contrária.
O desporto, tem que ser encarado com profissionalismo, tal como qualquer outra actividade e, ser-se profissional é entregar-se de corpo e alma à causa, pensando nela, tentando melhorar o que não está bom, potenciar o positivo, encontrar planos estratégicos, desenvolver a imagem, encontrar ideias comuns. Aqui é que a Carolice perdeu e, o problema de quem é apaixonado pelo desporto é que o Carola não sabe que perdeu e que errou. Quando questionado ou em caso de lhe ser pedida uma opinião prontamente diz " eu já cá ando há 20 anos".
Ora, aos Carolas e a todos os outros que erram, lhes peço um pouco de humildade. Quem sente que não tem nada a dar ao desporto afaste-se e termine com os jogos de compadrios e outros bem piores. Aos que estão dentro de corpo e alma, peço-lhes que continuem, experimentem novas ideias pois a mudança é algo que temos certo e, finalmente, aos que ainda não começaram, mas gostam deste mundo, digo-lhes para lutarem, defendendo ideias próprias e tentando procurar outras.
Só com o profissionalismo de todo o desporto (treinadores, dirigentes e outros) é que daremos o salto qualitativo que tanto ambicionamos mas que tão pouco fazemos para o conseguir.
Saudações,
GRG