Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-05-14

Previsibilidade táctica?

Viva,
Últimamente temos visto os desaires da equipa treinada por José Mourinho. Para felicidade de uns ou tristeza de outros o Sr. Mourinho também perde campeonatos. E porque é que isso acontece? Seguramente por várias razoes, sendo que aqui vou falar da metodologia de treino que aborda - Periodizaçao táctica.
Esta metodologia, centrada no modelo de jogo busca a organizaçao da equipa nas distintas fases. Nao direi que outras nao buscam mas, esta faz da organizaçao um baluarte.
Este ano a equipa de José Mourinho tornou-se previsivel. E porquê? devido a esta metodologia que nao permite aos jogadores grandes desvios daquilo que é o padrao de jogo da equipa. Assim, sendo as equipas adversárias conhecedoras das características do jogo do Chelsea, melhor se preparam para as acções da mesma.
O jogo do Chelsea tornou-se um jogo prevísivel além de pouco atraente, sem grandes oscilações.
É verdade que esta metodologia pode trazer grandes frutos às equipas que a aplicam, principalmente ao nível da organização táctica contudo as alterações na forma de jogar são mínimas.
Enfim, o mundo não é perfeito, e menos esta metodologia,
Saudações,
GRG

2007-05-01

Visao, Missao e Valores

Na ediçao d' "A bola" de hoje está a notícia que Santos continua e Veiga regressa.
A visao, missao e valores do clube parecem continuar...
Sem dúvida parece positivo que se cumpra o contrato do treinador, pois a escolha de 2 anos terá sido feita com algum propósito, caso assim nao fosse alguem deveria culpar-se pelo erro cometido, algo que nao aconteceu com Koeman.
Referido vem que jogarao 5 jogadores internacionais no estádio da luz. Ainda assim, espero que haja oportunidade para os jogadores que saiem da Caixa Campus pois tanto dinheiro foi invertido com algum objectivo.
Quanto ao resto da equipa técnica nada foi referido.
Também hoje foi referida a cirurgia a Simao Sabrosa. Mais uma das lesoes que os jogadores do Benfica contrairam esta temporada. Lesoes musculares, articulares e por aí......
Afinal que se passa? ou melhor, que periodizaçao é que é feita pelas bandas do Seixal?
Táctica, Física, Emotiva,Resistencia, Força.... A verdade é que creio que o Benfica aí é Campeao. Pese embora tudo isto nao se ouviram noticias de saídas de quem se trabalha com todos estes factores.
A missao continua....mas nao é só no Benfica, o desconhecimento de muitos deste pontos continua no futebol portugues e mundial

Cumprimentos,
GRG