Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-08-20

Opinemos sobre as lesoes

Viva,

Esta pré-época tem sido fértil em lesoes. Todo tipo de lesoes acontecem: musculares, tendinosas, articulares, etc....
Será isto normal? ou será culpa das metodologias utilizadas?
Normal nao me parece que seja este o caso. Se assim nao é so pode ser pela metodologia aplicada ou em casos excepcionais a nutriçao e ainda a componente genética.
Ao nivel de lesoes musculares devemos estar a bater recordes e, nem com todas as máquinas de musculaçao vamos lá. Será este o trabalho correcto? Realizar o chamado "trabalho de ginásio"? com as máquinas vulgares que existem nos ginásio que velam pelam saúde?
Nao me parece. O músculo precisa de muito mais carga para além da que é aplicada numa máquina vulgar. O trabalho específico de campo é suficiente? Ora aí está a minha grande dúvida. Mas creio que nao.
Quem o realiza continua com lesoes musculares e além desta continua com lesoes articulares e nao podemos dizer que nao existe relaçao estre umas e outras porque bem sabemos que o musculo produz força em aceleraçao como em desaceleraçao e é nestes casos que muitas RLC ou ACL acontecem.

Mais faleremos, sobre este tema noutro dia, mas pedia um debate que tanto custa ao nosso futebol (jogadores, treinadores, clubes)

Abraço,
GRG

2007-08-16

Seguindo a gestão...

Hoje, Quita-Feira, 16 de Agosto a capa do Jornal "Record" refere que o Benfica necessita de um central com urgência.
Mais uma vez debaterei o tema da gestão, neste caso, Gestão Desportiva.
Creio que este ano o Benfica se reforçou com mais de 10 jogadores.
Havendo já começando as competições em que o Clube participa ainda necessitam de um defesa.
Algo se passa. Será a incimpetência das pessoas, a falta de relacionamento e entendimento, o havareão outras razões?
A verdade é que nesta altura ainda se procuram jogadores e, o mais grave é que o plantel do Benfica tem "só" 32 jogadores, quase nada, mas dá para por a jogar três equipas.
Parece-me que a falta de articulação entre pessoas e a indefinição de objectivos e meios começam a causar mal estar neste grande emblema. Mas nada há a temer! Concerteza, quem contratou estes jogadores sabe que têm capacidade orçamental para lhes pagar os salários e que mais tarde ou mais cedo colherão os frutos!!!
Mais uma vez chegamos ao mesmo - Onde está o planeamento? Quem decide? com que bases?
A minha dúvida é se numa Empresa cada um destes gestores ou administradores continuariam sentados na sua cadeira.
Por favor, há que planear.

Cumprimentos,
GRG

2007-08-07

O cume da Pirâmide

Dedico este post às pessoas que decidem no futebol - Os dirigentes.
Antes de começar aproveito para dizer que não fiz uma pesquisa cronológica sobre as profissões no futebol. O meu relato é feito por constatações diárias deste nosso mundo.Dos videos que vejo de jogos da década de 60 e anteriores, vejo ,facilmente, a evolução do jogo. Os jogadores evoluiram muitissimo, em todas as suas posições; os treinadores evoluiram, evoluiu a táctica, a estratégia, a preparação física, mental, etc...
A nível de dirigentes pouca evolução se vê. E reparemos. Creio, que há 20 anos os dirigentes deviam ser ex-jogadores, que gostavam do clube, muitos deles com filhos no clube. Hoje, não deve de haver grande diferença.Vejo o mesmo tipo de pessoas, ex-jogadores convidados por outros ex-jogadores, ou paisconvidados por outros pais. Nada tenho contra estas pessoas, tenho sim contra as ideias instaladas.O dirigente desportivo, ou de futebol nao pode ser só o EX-isto ou o amigo do amigo.
O dirigente desportivo foi sem dúvida a pessoa do futebol que menos evoluiu. Pior, não evoluir faz com que a modalidade não evolua.
Quando vemos projectos a curto, médio e longo prazo? que tratem o jogo em toda a sua extensão? que conheçam o que é o ser humano, desde criança até a idade adulta e muito após? onde estão materiais necessários para o desempenho da modalidade e como os obteremos?As ideias para o futuro do clube devem estar tratadas para 10 anos mas quantos dirigentes planeiam para 10 anos? Aliás, qual o dirigente que sabe como será o futebol daqui a 10 anos? que pelo menos diga algumas caractaristicas da nossa modalidade daqui a 10 anos?Poucas ideias vanguardistas se veêm nos dirigentes futebolisticos.
Concerteza há excepções e espero que continuem a sê-lo mas por favor, que é dirigente deverá procurar informação.Universidades, revistas, livros, outras instituições servirão para formar esta profissão que tanto força tem no seio dum Clube e duma Federação. Sobre as decisões tomadas só posso dizer que depende do "dom" que têm, mas sem dúvida que a informação ajuda a irradicar a sorte.
Em caso de haver alguns interessados vejam cursos de gestão, revistas de futebol, de gestão, desenvolvimento humano, marketing, sociologia etc, etc, etc

Dou um exemplo: José Couceiro deixou de ser treinador dos Sub-21. Foi despedido. Creio qeu aconteceu o mesmo ao antecessor. Se é por minha falta de informação, desde já peço desculpas, mas pergunto: Quem escolheu estas pessoas para este cargo? Será que foi o mesmo que escolheu o sucessor? e escolherá ainda o sucessor do sucessor ?Este senhores não podem sair impunes das decisões que tomam.
Quem não tem jeito para jogar na Primeira Liga terá de jogar nas inferiores.

Abraço,GRG