Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2008-01-25

Onde estará a nossa identidade?

Viva,

Faz algum tempo que não damos notícias. Seguramente andamos ocupados.
Venho falar de um aula que tive há uns meses.
Um professor convidado foi-nos falar de análise de jogo. è alguém que tem uma extensa base de dados, apesar de jovem. Analisa minuciosamente as equipas e tem estudos publicados. Vai mesmo ao pormenor: centros, passes curtos, passes, compridos, passes ao espaço em profundidade, passe ao pé, perdas de bola, ... chega ao ponto de contar tudo isso numa jogada. Faz bem? A meu ver sim pois conhecerá seguramente melhor o jogo.
Assim sendo, disse-nos que após um centro a maior parte dos golos que acontecem são ao segundo poste. Resultado: a sua equipa treina segundo este acontecimento. Estará isto bem? Que pensam?
Eu digo que não. Não vejo que o estudo da maior probabilidade do acontecimento, feito com base numa análise dum torneio como o mundial possa ajudar a minha equipa, ainda que seja ela uma equipa de alto rendimento.
O que este senhor nos está a querer dizer é que temos de treinar de acordo com o outro, ou os outros. Esta sim é a verdade da sua palestra. Treinar assim não nos leva a perder a nossa identidade? Onde estarão as nossas características? Quais serão então os nosso pontos fortes?mesmo os fracos? mais que não seja para treina-los?
Analisamos as partes mas esqueçe-mo-nos do todo.
Creio que deixámos os temas da fisiologia, biomecânica para entrar nos do jogo. Mas entrámos mal. A meu ver com o pé esquerdo.

O tempo o dirá,
GRG