Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-04-11

Sub-fases de jogo

É com todo o gosto que vou abrir as hostilidades deste blog. Hostilidades?! Para alguns serão.
Trataremos de assuntos que prometem ser polémicos evidenciando o nosso ponto de vista.
A convite do meu colega Hugo vou falar das Transições da minha equipa, mais propriamente a Defesa-Ataque. Mas calma, não me peçam muito, já que estamos a falar de miúdos de 9 e 10 anos. Será para rir?! Quer dizer, eles riem-se quando marcam golos e ganham jogos. Eu sorrio porque eles estão melhores. Mas para lá chegar tive que lhes dar exercícios e tarefas que me permitam fazer esta transição mais rápida que os adversários. Portanto, chego a um dos pontos que mais gosto - Operacionalizar. Se entro por esta porta encontrarei o modelo de jogo da minha equipa. É assim que penso, é assim que operacionalizo. Contudo, o tema para hoje são as transições D-A.
O meu amigo Hugo pediu-me para falar nelas porque estão a dar resultado. E é verdade, marcamos golos nesta fase e criamos muitas oportunidades. No entanto, creio que é a pressão que os miúdos fazem que lhes permite roubar a bola e ter superioridade. Contudo, já têm atitude, e também aqui se mostram superiores. Como lá chegaram? Treinando, fazendo os exercícios que lhes proponho, com as tarefas que exijo. Creio que é aqui que está a chave desta boa aprendizagem. Os exercícios têm um objectivo e as tarefas também. Nos treinos, nem sempre tudo corre bem, mas sei que eles se empenham. O resultado é que com uma equipa de baixotes e de miúdos mais novos que os adversários "tamos lá em cima". Não é que os resultados sejam o principal. O mais importante é treinar de acordo com a nossa identidade, procurando melhorar dia após dia o nível de jogo que temos, o que se reflecte na nossa organização.
Creio que o primeiro tema a abordar deveria ter sido outro, contudo fui incapaz de recusar este convite.
Mais haveria a falar, mas já é tarde e amanhã há que pensar nos treinos.

Abraço

Gonçalo Ramos Garcia
GRG