Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-04-11

Concepções de um modelo de formação


Seguindo o exemplo do Gonçalo, vou iniciar aquilo que será a apresentação das ideologias sobre as nossas concepções de formação no futebol. Desde já um aviso à navegação: Queremos lançar o debate! Queremos que ideias e conceitos sejam discutidos e que o conhecimento evolua! Porque também queremos evoluir!

Inicio a minha participação com algumas ideias acerca daquilo que eu penso que deve ser a formação do jovem futebolista, baseando-me nalgumas expressões usadas pelo Gonçalo no texto anterior.

Assim, sobre fases e sub-fases de jogo, devo dizer que considero a aprendizagem desta alternância como um dos primeiros grandes passos a transmitir a um jogador e a uma equipa. Antes de saber o que fazer quando ataca ou quando defende, o atleta deve saber quando ataca e quando defende! Parece-me lógico.
Mais, deve ainda ter uma rápida percepção de mudança de fase de jogo, correspondente a uma mudança de atitude, essa mesma atitude de que o Gonçalo fala e que a equipa dele já interiorizou.
Mas como ele refere, tudo isto não aparece do nada. O tempo pode solucionar estes problemas, mas normalmente com erros que dificilmente se corrigem mais tarde. Apenas um treino planeado, sistematizado e acima de tudo, pensado, vai concorrer para que esta aprendizagem seja sólida e para que possamos elevar o nível das nossas equipas. A tal operacionalização de que o Gonçalo fala. E bem.

Para terminar, uma deixa para os próximos textos. O nome do nosso blog é “Futebol Inteligente”. A pergunta que faço a todos é a seguinte:

- De que forma podemos melhorar a inteligência dos nossos jogadores e de que maneira essa inteligência vai influenciar o nosso nível de jogo?

Para o próximo post prometo tentar mostrar a minha opinião.

1 Comments:

Enviar um comentário

<< Home