Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-11-26

A especificidade

Viva,

Vou fazer uma pequena introduçao para situar o problema. Quando vemos jogos do Chelsea, verificamos que, quase sempre ganham duma mesma forma, ou seja, há um padrao no seu jogo. Ao analisarmos o Benfica, nem sempre as vitórias sao atingidas do mesmo modo, logo o tal padrao nao existe. Para mim, isto nao significa que o Benfica consegue jogar de diferentes maneiras, coisa que até nao faz e, só está ao alcance de grandes equipas. O que significa é que a espeficidade do seu jogo nao existe, ou se existe, eu nao se verifica.
Esta especifidade só se pode conseguir com o treino e atrvés de exercícios que conduzam à mesma.
Para potencializar o treino, os exercícios devem ser específicos e assentes no modelo de jogo. No aquecimento, como referiu o participante, os exercícios devem ser específicos e adequados com este tal o modelo, assim como na recuperaçao, que também deverá ter que ver com o nosso modelo.
Há quem diga que treinar em especificidade provoca sobrecarga das estruturas e, opino que quando o fazemos em excesso tal poderá acontecer. Mas a especificade nem sempre significa a globalidade, i.e., o jogo. Se treinassemos jogando ceramente teríamos a tal sobrecarga. Treinando em especificidade as partes, nunca as excluindo dum todo pode-se conseguir a nao sobrecarga.
GRG