Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-11-17

Hipertrofia II ....

Tal como prometido aqui estou para continuar o tema do último post.
Antes de mais corrigo uma frase que disse: testosterona pode implicar crescimento e nao "crescimento implica testosterona". Vou continuar a bater na mesma tecla pois parece-me importante.
A relaçao entre testosterona e cortisol pode implicar o anabolismo.
Creio ser possível treinar força através de jogos reduzidos (também sao jogos tácticos). Estes jogos e outros, permitem que trabalhemos força específica e para mim diminuem a probabilidade de ocorrências de lesoes. Contudo, a tal HIPERTROFIA que o nosso colega falava nao estou certo que aparece através deste tipo de jogos. O que estou certo é que a partir dum determinado tempo, i.e., tempo de treino, a relaçao testosterona cortisol diminui. Ou seja, haverá um aumento da hormona catabólica e como tal nao teremos a tal hipertrofia.
Por isso, meus amigos, vale a pena reflectir sobre a duraçao dos treinos!!!! Estes devem ser intensos e nao ultrapassar os 90 minutos pois, é mais ou menos a partir daqui que o valor desta relaçao diminui.
Posto isto, parece possível que haja a tal hipertrofia. Talvez ja tenha encontrado algum artigo que estudasse a hipertrofia através do treino específico ou por pesos, todavia nao me recordo.

Concluindo, relebro a quem treina 2h horas que está a treinar para o presente e nao para o futuro pois os jogadores estarao, talvez a obter resultados, mas a saltar etapas. É pena nao termos dirigentes conhecedores disto pois se soubessem muitos treinadores estariam sem equipa.

Mais uma vez continuarei com esta temática nos próximos posts.

PS - Peço desculpa pela inêxistencia do "til" mas em Barcelona só os há no Ñ.
Cumprimentos,
GRG

1 Comments:

  • At 12:02 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Não sendo um Homem do Futebol, mas sendo um Treinador de outro desporto tenho encontrado alguns motivos de interesse neste Blog, dai continuar a visitá-lo e a comentar.
    Desta vez não vou escrever sobre hipertrofia mas vou colocar algumas questões sobre a especificidade, que concerteza é diferente da do Basquetebol (a minha área, no entanto penso que existem situações muito idênticas.

    Os pontos que coloco são estes:
    Se o jogo tem aquecimento + 45 minutos + 15 minutos de intervalo + 45 minutos, então não deverá o treino para respeitar essa especificidade, ter também Aquecimento + dois periodos de 45 minutos, cortados com um período de 10 a 15 minutos de menor intensidade de trabalho, e até com um pequeno período de descontração, como sucede no jogo?
    Obviamente que este facto obrigaria a treinar mais do que os habituais ou os sugeridos 90 minutos, mas não seria isto o ideal?
    Outra questão: Dentro da periodização táctica cabe, ou não o trabalho da flexibilidade? Numa leitura menos atenta, parece-me que não cabe, mas depois... Não sei, deixo a pergunta!

    Quando falava de aquecimento, este também na minha opinião pode ter conteúdos dos princípios de jogo, aquilo a que nós no basquetebol, chamámos a Filosofia do Treinador, no entanto, nesses momentos (de aquecimento) em minha opinião deveremos começar com níveis de exigência mais baixos, para depois ir subindo, e entrar no jogo.
    Sei que deixo muitas questões, pareço um crítico da Periodização Táctica, mas não sou crítico, simplesmente "a" quero conhecer melhor.
    Muitos dos PRINCÍPIOS que defendem são idênticos aquilo que se faz no Basquetebol de alto nível, outros não.
    E eu quero (gosto de) saber mais lol....

     

Enviar um comentário

<< Home