Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-06-10

Estados de alma!!

A euforia patente em Évora, durante o estágio da Selecção Nacional de Futebol mostrou, segundo alguns, que os Eborenses têm gosto e potencial para o futebol. Pois bem, na minha opinião o estágio da Selecção Nacional de Futebol (SNF) trouxe visibilidade à cidade e, a diversos órgãos, instituições e pessoas. Contudo, não acrescentou nada de novo ao futebol eborense. No meu entender, as instalações que estão agora presentes num conhecido clube eborense de nada servem caso não hajam ideias para andar para a frente. Muitos dizem – “agora há condições”. Quem o diz está profundamente errado. As condições que haviam anteriormente são quase as actuais. Bem sei a evolução que um ou dois relvados provocam nos miúdos mas, do que estou a falar é de estruturação.
Dei este exemplo de condições materiais mas posso falar de outros mais e, não pensem que estou a dirigir a minha atenção sobre uma instituição em especial. Estou sim, a dirigir a minha atenção para a evolução do futebol eborense, ou melhor, para a não evolução do futebol eborense. Aos que acham que o futebol eborense está a evoluir faço-lhes as seguintes perguntas:
- Onde está o projecto de evolução do futebol de formação a nível distrital?
- Onde estão modelos de jogo do futebol profissional?
- Onde estão modelos de jogo do futebol de formação, tanto futebol de 11 como futebol de 7? E tudo o que neles poderá estar abarcado como as componentes:
- Táctico-técnica
- Física
- Psicológica
- Avaliação por escalões
- Definição de processos avaliativos
- Quem avalia e como avalia
- Exercícios propostos
- Relações com pais
- Relações com escola
- Etc, etc, etc…..
- Onde está feita a progressão na carreira do treinador? Ou acham que é o único Ser que não gosta de progredir na carreira?
- Onde está a identidade do clube?
- Onde está a identidade do modelo de jogo?
- Onde estão protocolos com outras instituições que tragam mais miúdos ao futebol?
- E muito, muito mais……
Portanto, no meu entender é muito simples – ONDE ESTÃO DEFINIDOS OBJECTIVOS? QUEM OS DEFINE E APLICA? e o mais fundamental, COMO SÃO APLICADOS?
Por tudo isto vejo o futebol eborense na mesma, com pessoas agarradas aos cargos, vá-se lá saber porquê?! e sem categoria para liderar equipas, tanto de jovens por todas as fases de desenvolvimento que a criança terá que sofrer, já que há muitas que sofrem atrocidades, bem como de adultos.
No entanto, a quem decide é permitido errar, como a todos os Humanos. Pese embora, quem erra, após tentos anos de erros, deveria ter a Decência de se afastar.
A quem cabe decidir, que decida. Todavia, eu avisei.

Muitas destas questões poderiam ser bem mais extensivas mas, estou sempre aberto a esclarecimentos.
Cordialmente,
GRG

3 Comments:

  • At 1:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Boa Tarde,

    Concordo plenamente consigo, mas além disto tudo é necessário lembrar que o nada se pode realizar se não houver as crianças, e TODAS ELAS SÃO CRIANÇAS, em que lhe temos que transmitir principios básicos de justiça.

    Será que é criando equipas maravilhas, que ajudamos as CRIANÇAS A SEREM HOMENS?

    Penso que é dando as mesmas oportunidades a TODOS, e exigindo que eles lutem para o objectivo, TRABALHANDO DEPOIS A CRIANÇA, PORQUE COMPREENDO QUE NEM TODOS TEM A MESMA HABILIDADE.

    Desejo-lhe sorte na sua ambição e que ajude também as CRIANÇAS A SEREM OS HOMENS DE AMANHÃ A TEREM UM OBJECTIVO DEFINIDO, SENDO SEMPRES NECESSÁRIO A FORÇA DE VONTADE, QUE É O LEMA QUE TODO O JUVENTUDISTA DEVE TER.

     
  • At 6:36 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Volta Grabriel Alves estás perdoado...

     
  • At 5:38 da tarde, Blogger Gonçalo Ramos Garcia said…

    Para quem comenta que o Gabriel Alves deve voltar digo que será tão difícil pensar um bocado e estabelecer objectivos.

    GRG

     

Enviar um comentário

<< Home