Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-04-23

Transições A-D - razões de aplicação

Olá a todos,
Aqui apareço, neste dia, em que o jogo que tive não me correu nada bem. Perdemos, e perdemos por muitos. Contudo, após uma reflexão sobre o jogo, verifico que havia a possibilidade de isso mesmo acontecer.
Anteriormente, falei que tinha começado a abordar transições A-D. Continuo, com essa abordagem, e é para continuar, pois os miúdos têm que compreender qual é a atitude a ter quando se passa do ataque para a defesa, bem como tarefas desta sub-fase.
Pelas minhas palavras, extrai-se que a maioria dos golos que sofri foram por contra-ataques adversários ou seja, Transições A-D impróprias. No entanto, em ataque posicional, a equipa desenvolve-se bem, procurando abrir espaços, variarando o centro de jogo, com movimentações de apoio, ou seja, um jogo mais elaborado. Este tipo de ataque está a começar a dar frutos, e ainda terá de dar mais, sendo mais desenvolvido. É preciso que joguemos sempre com apoios e rupturas, movimentando a bola até ao espaço livre, possibilitando ao jogador que aí se encontra a possibilidade de 1x1, ou mesmo 1x0. Todavia, para que os contra-ataques adversários não tenham resultados, as coberturas ofensivas têm de estar afinadas para impedir a progressão e rapidamente ganhar a bola.
Sei que tenho em mãos miúdos de 9 e 10 anos, que estão a dar os primeiros passos no futebol, mas o objectivo é estimulá-los para a aprendizagem do jogo. As tarefas são árduas, e pese o resultado deste jogo não ter sido satisfatório, terei de continuar a aplicá-las, com afinco e clareza, pois sei que a LONGO PRAZO mostraremos resultados.
Cordialmente,

GRG