Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-05-31

Pergunta?

Gostaria de saber qual é o sistema táctico que consideram ideal para a formação? Refiro-me a Futebol de 11 e à Formação no sentido estrito da palavra.
Mais tarde darei a minha opinião,

PARTICIPEM e enriqueceremos as nossas ideias.

Cumprimentos,

GRG

4 Comments:

  • At 2:59 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Para mim, não há sistema táctico para a formação, tem de haver é uma dinamica muito grande e incutir uma disponibilidade extrema por parte dos atletas, durante o jogo e especialmente durante o treino

    Eu penso que a táctica , que fala, depende da finalidade que pretende alcançar, ora uma equipa que joga para ganhar, tem de ter um esquema táctico diferente de uma equipa, que tem como objéctivo a manutenção a meio da tabela

    Não me venham com a teoria, que nestes escalões o mais importante é competir, o jogador deve logo que possivel, sentir o gosto da vitória, para ter um sentido e um objéctivo, para a sua formação

    Uma vez, fiz parte de um clube com duas equipas de infantis, a equipa A, era de segundo ano e lutava para vencer, a equipa B era de primeiro ano e tentava não perder muito, era nitido a vontade de treinar e de competir das duas equipas, portanto logo que possivel o atleta tem de sentir o sabor da vitória

    Esta é a minha ideia e a minha experiência, com equipas de formação, até posso estar enganado, gostaria de ler outras ideias para poder comparar e aprender algo de novo

    SAUDAÇÕES DFESPORTIVAS

     
  • At 4:10 da manhã, Blogger Hugo Alexandre Folgado said…

    Tentando dar resposta aquilo que é a parte do comentário que mais directamente me diz respeito:

    Não considero que nestes escalões o mais importante seja competir. Considero sim que o mais importante seja o ensino do jogo. E sim, no jogo existe confronto e, desde logo a vitória e a derrota, mas não é por isso que vou fazer tudo para vencer jogos.

    Acho que uma questão que muitas pessoas confundem é que o trabalho de formação não incute uma filosofia para o sucesso. Por experiência própria posso afirmar que incute. Não condiciono é essa vitória ao resultado final.

    Se me permite, e esperando que não me leve a mal, acho que o problema das equipas A e B que refere não tinha a ver com aquilo que elas faziam nos jogos, mas sim com aquilo que os jogadores tiravam de cada jogo, e que a meu ver é da responsabilidade dos treinadores.

    Aposto que mesmo perdendo, existem sempre aspectos positivos que podem ser identificados aos jogadores, e que vão fazer com que a motivação de estes para a prática do jogo aumente. Desta forma vamos estar a elevar a sua vontade para treinar e para jogar. Porque eles sabem que estão a evoluir.

    Penso ainda que será tão mais fácil motivar os nossos jogadores, se eles conseguirem identificar aquilo que fazem no treino, dentro do contexto do jogo. Desta forma vão acreditar muito mais no treinador, pois vão, conscientemente, reconhecer a importancia do treino.

    Esta é a minha opinião actual, baseada naquilo que é a minha vivencia prática, mas aceito ideias de outros. Como se costuma dizer - Há várias maneiras de estrelar um ovo.

     
  • At 1:23 da tarde, Blogger Futebol Formacao said…

    Bem, um aspecto importante na formação, é formar homens. Portanto, o objectivo do qualquer jogo é vencer, sem duvida, mas nao podemos ter um treinado a passar um jogo na formação aos gritos e a insultar os atletas, quando se diz que na formação o objectivo nao é ganhar, la nao é ganhar a todo o custo, visto esse nao ser o principal factor.

     
  • At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
    »

     

Enviar um comentário

<< Home