Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-06-06

Sistema Táctico para a Formação

No seguimento dos posts do Gonçalo, vou tentar mostrar qual a minha opinião sobre as questões aqui lançadas.

Assim, e ao contrário do Gonçalo, não defendo um sistema de jogo em especial para a formação. Julgo que aquilo que deve ser a base do nosso trabalho não pode ser o sistema, e que, apesar de saber que mesmo levantando a questão, o Gonçalo não reduz a formação ao sistema de jogo, pensar neste como aquilo que é mais importante para a formação é estar a reduzir demasiado todo o processo.

Aquilo em que eu acredito para a formação, é algo que deve estar acima de qualquer sistema táctico, e se quiserem, até acima de qualquer modelo de jogo. É algo que deverá contemplar todas estas dimensões numa esfera superior, levando a um objectivo comum, sem condicionar demasiado a variedade de experiências que um jogador em processo de formação deverá vivenciar.

Podemos chamar a esta dimensão aquilo que é o Modelo de Formação. Este deverá contemplar aquilo que são as etapas de formação, apontando desde logo qual a progressividade de todo o processo, em torno de um objectivo final perfeitamente identificado. Assim, ao invés de condicionar os objectivos de formação a cada um dos escalões, estamos a definir etapas e a realizar um trabalho com uma lógica interna progressiva.

Aceito que ao estarmos a definir todo o processo em torno de um sistema e de um modelo fechado e similar para todos os escalões, estamos a aumentar a especificidade do treino para um tipo de jogo. Mas também julgo que estamos a limitar aquilo que são as experiências que um jogador deve ter durante o seu processo de formação.

Ao abrirmos este modelo para algo que é superior a um sistema, mas que, e repito, tem uma lógica de continuidade e progressividade, estamos a proporcionar - para além de uma maior liberdade de decisão do treinador sobre qual o melhor “caminho” para atingir o objectivo estabelecido pelo clube - uma muito mais rica bagagem de experiências ao jogador.

Julgo que desta forma estaremos a potenciar o desenvolvimento dos nossos atletas com base naquilo que é a aprendizagem do jogo. Mesmo com sistemas diferentes ao longo das etapas, desde que certos conteúdos se mantenham naquilo que são as referências criadas para cada uma delas.


Convicto de que esta não é uma discussão fácil, e que diversas opiniões se farão ouvir, espero que possamos debater profundamente todas elas.

Eu disponibilizo-me desde já para defender a minha – aqui no blog ou por mail


Hugo Alexandre Folgado

3 Comments:

  • At 4:35 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Oi!!!
    Somos alunas da escola Ramalho Ortigão e gostariamos de saber informações sobre o treinador adjunto e o treinador de guarda-redes. Porque estamos a fazer um trabalho sobre a equipa tecnica do futbol e só nos faltam informações sobre estes dois temas.
    Aguardamos respostas...
    Obrigado.

     
  • At 4:38 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    oi somos alunos da escola ramalho ortigao e pedimos se nos podiam arranjar informações sobre jugadores de futebol profissionais.
    aguadaremos respostas...
    obrigado.

     
  • At 12:51 da manhã, Blogger Hugo Alexandre Folgado said…

    Para que vos possamos auxiliar no que quer que seja, necessitamos, como é lógico do vosso contacto. Enviem um mail para hugo.folgado@gmail.com a explicar aquilo que necessitam e de que forma vos podemos ajudar.

    Bom Trabalho

     

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