Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-12-02

A especificidade II

Primeiro pedir desculpas a todos os que acompanham o blog por tão prolongada ausência, muito bem suprimida pela grande actividade do Gonçalo, com os seus novos conhecimentos catalães.

De seguida dar a minha opinião sobre aquilo que tem sido a discussão acerca da periodização táctica e daquilo que é a especificidade no treino.

Primeiro referir desde logo que, actualmente, com base naquilo que é o meu conhecimento, sou um apologista de uma perspectiva sistémica de todo o processo de treino. O mesmo é dizer que encaro o jogo como um sistema global e indivisível, onde todos os factores de rendimento estão englobados dentro daquilo que é a maior esfera do futebol, a sua dimensão táctica. Daqui surge aquilo que é a tão discutida periodização táctica.

Este tipo de periodização requer um treino com um grau de especificidade extremamente elevado, como é lógico. Mas antes de isso requer algo que, apesar de parecer extremamente simples e lógico, nem todos os treinadores fazem – Saber exactamente o que querem da sua equipa! Como, quando, onde e porque!

A especificidade não é somente treinar sempre futebol! É sim treinar o nosso futebol!

Falando de treino, e no seguimento do comentário do Rui Gomes, concordo em absoluto no aumento progressivo de exigência na sessão. Mas este aumento tem que ser sempre realizado de modo a ir ao encontro dos objectivos do treino, que devem estar englobados nos objectivos da semana, do mês e da época.

Passando para a prática, e relatando aquilo que é a minha experiência presente, uma sessão de treino da minha equipa tem mais ou menos esta forma:

- Iniciamos com um ou dois exercícios de mobilização com bola, normalmente com exercícios complementares, com elevadas exigências ao nível da concentração (que apesar de não ser um principio de jogo, é um dos grandes objectivos para o jogo da minha equipa – logo estamos a treinar em especificidade) e onde trabalhamos logo alguns objectivos tácticos.

- Na parte principal do treino normalmente procuramos um problema, baseado na avaliação que fazemos da nossa equipa em função dos nossos objectivos, que apresentamos aos jogadores sob a forma de jogos modificados, onde eles vão, mais ou menos sozinhos, encontrar soluções para a solução de esse mesmo problema. Um exemplo prático muito simples – Se a minha equipa está a falhar nas coberturas ofensivas, apresento um exercício onde exista um jogador que está condicionado a jogar sempre atrás da linha da bola, a dar apoio e a realizar a cobertura.

- Na parte final realizamos situações de jogo, normalmente mais abertas, onde vamos procurar avaliar novamente aquilo que foi o problema inicialmente proposto aos jogadores.

Como é lógico, este tipo de treino só é possível porque sabemos exactamente onde estamos e para onde queremos ir, o que possibilita desde logo o aumento de treino em especificidade.

Como diz, e bem, o Gonçalo, o treino em especificidade não é só o jogo na sua globalidade. É, na minha opinião, modificar o jogo (enquanto exercício) de modo a que o mesmo vá de encontro aos nossos objectivos.

No entanto isto coloca-nos um grande desafio – Pensar nos exercícios de treino para que estes vão de encontro aquilo que são os nossos objectivos, tanto imediatos, como a longo prazo (a tal progressividade horizontal).

Assim, deixo aqui uma questão para futura discussão – Estarão os treinadores habituados a pensar os exercícios em especificidade?

3 Comments:

  • At 10:56 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Acho que no penúltimo parágrafo confundes progressividade com alternância horizontal, que são princípios metodológicos complementares mas diferentes...
    rd

     
  • At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Exacto, confundiste.
    Cada microciclo obedece a uma alternancia horizontal.
    Alternancia das exigencias de cada sessao/dia de trabalho durante a semana.



    saber-de-futebol.blogspot.com

    Rui Sá Lemos

     
  • At 2:03 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu

     

Enviar um comentário

<< Home