Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-04-29

Concepções de um modelo de formação II

Num dos posts anteriores tentei lançar o debate ao questionar de que forma podemos tornar os nossos jogadores mais inteligentes. Apesar do número de visitantes ter aumentado bastante (facto que não é alheio à colocação de alguns links deste blog em páginas web e blogs amigos, aos quais aproveito desde já para agradecer), a reacção foi nula. Assim, aproveito a noite de hoje para tentar colocar algumas das minhas ideias pessoais (as actuais, devo dizer, porque não sou fundamentalista e acredito que o conhecimento é permanentemente actualizável) aqui no blog, e tentar que seja mesmo desta que iniciemos o tão necessário debate.
É aceite por todos que a formação de jovens atletas assume um papel cada vez mais importante dentro daquilo que é o vasto mundo do futebol. De entre os vários benefícios que podemos retirar de uma formação forte, devemos referir sem dúvida alguma, os aspectos económicos e desportivos que lhe estão inerentes. Um clube que forme jogadores em qualidade vai ter, certamente, lucros económicos com a cedência de passes de jogadores a clubes de maiores dimensões, bem como apresentar, a médio/longo prazo, um nível médio de jogadores formados na casa a entrar na equipa principal bastante interessante e tendencialmente superior, contribuindo assim para uma melhoria de resultados desportivos. Vide o pragmático caso Sporting com a Academia de Alcochete.

Ainda assim, por muitas e boas condições que estejam disponíveis para o futebol formação, é necessário algo que aproveite e faça bom uso das mesmas – Um Programa de Formação. Como é lógico, um programa deste tipo deverá contemplar diversas áreas, balizar o trabalho e estar adaptado àquilo que é a realidade do clube a que se destina. Será, portanto um documento complexo, e sobre o qual não me quero alongar muito. Quero sim reflectir sobre um dos pontos que para mim é fundamental nesse mesmo programa e que se prende com a operacionalização daquilo que é a aprendizagem do futebol.

Chegamos então ao nome do nosso blog – Futebol Inteligente. E porque? Porque acreditamos que a melhor maneira de evoluir o nosso nível de jogo é através de jogadores cada vez mais inteligentes. E que inteligência? A inteligência de jogo. Saber o que fazer, quando fazer, como fazer e porque fazer!
Actualmente, devido ao livro do Prof. José Mourinho, muito se fala na Supra dimensão Táctica do Jogo. Aquilo que pretendemos com este tipo formação não é mais do que dotar os nossos atletas de respostas para os problemas tácticos que vão surgir no contexto de jogo.


Tentando passar para a prática aquilo que é esta teoria de um futebol com cabeça, vou apenas tentar mostrar como penso os meus exercícios de treino. Normalmente existe sempre uma progressão lógica naquilo que é o ensino do futebol. Eu actualmente penso a minha progressão por aquilo que são os princípios fundamentais e específicos, ou culturais, se preferirem, do jogo. Então, e em função do que foi a última avaliação, normalmente feita no jogo, tanto em contexto de competição, como em contexto de treino, é detectado um problema que a minha equipa está com dificuldades de resolver. Depois de estar identificado cabe à equipa técnica apresentar esse mesmo problema, dentro de um exercício, numa forma mais simplificada, e com feedback’s muito específicos, de modo a ser de fácil compreensão o problema e a sua resolução.
E aqui é que reside o grande problema, mas que pode fazer toda a diferença entre aquilo que considero uma aprendizagem mecanizada ou uma aprendizagem aberta. É que normalmente, durante os treinos é apresentada uma solução, que os atletas repetem vezes e vezes sem conta, até a fazerem sem pensar. A curto prazo funciona, e acredito que traga resultados, mas julgo ser limitativa a longo termo. Aquilo que eu dou aos meus atletas é um problema táctico, simplificado, mas que tem, porque o futebol é dinâmico, mais do que uma solução, cabendo aos jogadores escolherem aquela que será a melhor para aquele determinado momento, dentro da situação inicial.
Este tipo de exercício de treino leva a que os jogadores tenham que estar muito mais concentrados na sua acção. E muito provavelmente nas acções dos colegas. É por isso que quase todos jogam com a cabeça 5 dedos mais alta que a maioria.

Como é lógico, a acompanhar os exercícios têm que existir feedback’s muito específicos para o problema que queremos ver ultrapassado. E uma lógica de progressividade e continuidade em todo o processo de treino.
Queremos ser mais profundos que o vulgar “baixa o tronco à frente, para a bola não subir”, e ir mais longe que séries de 20 remates à baliza, sem oposição, no final do treino. Não que esteja a considerar este um mau exercício, ou um mau feedback, mas porque não concorre para aquilo que é a nossa (e espero que o Gonçalo não leve a mal que eu fale no plural) concepção da formação no futebol.

Não me quero alongar mais, até porque o texto já está demasiado extenso para uma fácil leitura, e só espero ter sido o suficientemente claro sobre o porquê de “Futebol Inteligente” e ter contribuído de alguma forma para lançar o debate dentro deste espaço. Porque acima de tudo, é para isso que ele existe.


Hugo Alexandre Folgado

5 Comments:

  • At 12:28 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    é impossivel chamarem « futebol inteligente» a uma modalidade q é jogada por uma cambada de BURROS...

     
  • At 1:57 da tarde, Blogger Hugo Alexandre Folgado said…

    Não discuto. Infelizmente os exemplos não são sempre os melhores. Mas a nossa intervenção pretende mudar isso mesmo - Trabalhar com as bases, de modo a que existam, no futuro, jogadores com mais inteligência de jogo, evoluindo por ai o nível da modalidade.

     
  • At 9:22 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    O meu colega anóninmo não sabe q o futebol é praticado por todos, se tá a chamar burros aos miudos q tem notas maximas nas escola (alunos de 5) e q no seu dia a dia mostram a sua intelegencia, então o meu colega anda a dormir pois só quem está a dormir ou é burro é q n se aprecebem q a sociedade e o futebol evoluiram.

     
  • At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    I say briefly: Best! Useful information. Good job guys.
    »

     
  • At 9:00 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Esse Anonimo é um ignorante com um pequeno toque de estupidez. Deve ser um nerd que nao sai do sofá, só vê TV e nao sai do pc. Não compreende a nobreza do esforço e da busca da excelencia, não só no futebol como no desporto em geral.
    Deve ser uma "pessoa" muito humilde, tem vergonha pah. O que realmente importa não é se são mais ou menos inteligentes, mas se na base de tudo se formou um homem. Porque de inteligentes esta isto cheio, faltam é os homens...
    JÁ FOSTE Ó PALERMA

     

Enviar um comentário

<< Home