Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2006-04-30

Vitória moral

É comum no mundo do futebol recorrer a este tipo de expressões, normalmente quando o jogo não corre mal, mas não se consegue atingir o objectivo programado.

Hoje, pelo contrário, uso este título pois estamos a chegar ao final da época cada vez mais crentes no nosso modelo de formação. Por isso, aquilo que retiro do nosso jogo de hoje, mais do que a vitória desportiva, é a vitória de toda uma filosofia de trabalho que está assente desde o primeiro dia – ensinar os nossos atletas a jogar futebol.

E hoje foi o jogo em que mais se notou a diferença desse trabalho. Contra uma equipa que joga no erro do adversário e na base do pontapé para a frente, mostrámos atributos e qualidades muito interessantes, que reflectem todo o trabalho desenvolvido ao longo da época.

Conseguimos pela primeira vez (que eu me lembre) este ano, marcar um golo em que a jogada se inicia com um pontapé de baliza. Curiosamente, os mesmos pontapés de baliza que no início do ano nos fizeram sofrer tantos golos...

Por isso repito, hoje foi a maior vitória moral desta época! Mais do que a vitória desportiva, hoje foi a vitória da formação frente à vontade de ganhar jogos.

Penso que estamos no caminho certo


Hugo Alexandre Folgado

5 Comments:

  • At 12:09 da tarde, Blogger l.laranjo said…

    Sempre acreditei neste vosso modelo, sempre o apoiei, por isso é com todo o prazer que te felicito por esta vitória moral e pelo percurso traçado durante esta época.

    Valeu bem a pena...

    Parabens

     
  • At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    não existem vitórias morais... ou marcas mais golos q o adversário e ganhas, ou marcas menos e perdes...

     
  • At 1:54 da tarde, Blogger Hugo Alexandre Folgado said…

    Não deixa de ser verdade que a vitória assenta sempre no resultado final. Mas na formação de jovens atletas temos que olhar para mais que o resultado, sob pena de estarmos a contribuir para um ensino adulterado.

    A vitória moral a que me refiro assenta não apenas no jogar melhor, mas também num resultado que foi positivo. Porque apesar de não ser o mais importante, o resultado existe e deve ser considerado!

    Mas repito, na formação de jovens futebolistas (ou de qualquer outro desporto), diminuir a avaliação do processo ao resultado é extremamente redutor e, na minha opinião, extremamente errado.

    O mesmo não quer dizer que não queiramos ganhar sempre! Devemos é jogar sempre para ganhar, sabendo que não podemos ganhar sempre.

     
  • At 9:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    OOO

     
  • At 12:00 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Super color scheme, I like it! Keep up the good work. Thanks for sharing this wonderful site with us.
    »

     

Enviar um comentário

<< Home