Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-12-26

Educação e Futebol

Olá a todos!!

Este post vem no seguimento do anterior. O tema tem pano para mangas.
Pelo que referi no post anterior, o treinador é um educador. Não parece haver dúvidas, nem opiniões em contra. Se não há dúvidas em relação a isto então como é que no Curso de Treinadores de Futebol - Nível I, SÓ 10h são disponibilizadas para as Ciências da Educação e do Comportamento Humano? Mais, vamos ao Nível II, e subimos às 13h. Não é para rir??? (após me conter continuo). Não estão disponíveis, pelo menos numa busca rápida, os regulamento dos outros níveis, mas espero que o aumento desta horas seja aí contemplado. Se assim for, agradeço a correcção, que é irremediável pois o tempo não volta atrás, e assim continuamos a perder jogadores.
Continuando, vou agora ao outro lado, o lado da Universidade. A Universidade e os cursos que dela fazem parte, neste caso, acontece mais com a Educação Física terá de começar a dirigir os seus alunos e profissionais para o mercado de trabalho, neste caso o futebol. Como Treinador de futebol é uma profissão que não se pode ter pelo facto de estudar educação física, então este não será um papel da Universidade. O papel da Universidade é fornecer um corpo técnico (preparador físico, readaptador físico, preparador de força, scout, gestor, fisioterapeuta e outros) que ajudem o clube e o treinador. Mais uma vez andamos a pisar terrenos alheios, coisa que gostamos.
Se gostam ou não dos nomes que lhe ponho é-me igual. A verdade é que a Universidade, em última análise, concede títulos académicos e o título de treinador de futebol é atribuído nas Federações.
Enquanto não houver uma verdadeira união, mais não fazemos do que andar a enganar as pessoas e andar a perder tempo, muito friamente digo.
Como tardaremos anos a fazê-lo desde já digo que o caminho das universidades será o de dar às pessoas a possibilidade de ser preparadores físicos, preparadores de força , readaptadores ao esforço, fisiólogos, antropometros, gestores e muitas outras profissões que caberão no futebol, se o quisermos tornar mais espectacular.
Quanto à Federação teremos de pensar porque é que o nosso Selecionador não é português, porque é que poucos treinadores portugueses têm estatuto internacional e pensar que se calhar a razões não estão só nas escolhas feitas pelos clubes, mas sim na formação que damos aos treinadores? Como a damos? Quem a dá?Em que metodologia está assente? Quais os treinadores escolhidos? e Quais os treinadores deixados de fora?
Fiacndo muito conversa de fora digo:

Há que deixar de acreditar que os estádios vão encher-se por si só. Teremos de apostar na formação e na qualidade e parece-me que este poderá ser um ponto de partida,

Abraço e boas festas,
GRG

3 Comments:

  • At 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Admiro a liberdade de expressão...mas sem pretenciosismo.

     
  • At 1:03 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    Se Mourinho , Peseiro e Carvalhal , 3 dos melhores treinador são licenciados em educação fisica , é porque secalhar o caminho é mesmo apostar numa formação semelhante á da universidade e especialmente apostar em tecnico licenciados .Futebol amador já era!

     
  • At 11:57 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    nao concordo com o sr. victor silva por a seguinte razao. Este ano tive 2 treinadores licenciados que me disseram que nao foi no curso que aprenderam o que sabem sobre futebol. Axo que é uma ideia errada apostar so em licenciados. Deveria-se era melhorar a formar, com mais cursos nas associaçoes!

     

Enviar um comentário

<< Home