Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-08-07

O cume da Pirâmide

Dedico este post às pessoas que decidem no futebol - Os dirigentes.
Antes de começar aproveito para dizer que não fiz uma pesquisa cronológica sobre as profissões no futebol. O meu relato é feito por constatações diárias deste nosso mundo.Dos videos que vejo de jogos da década de 60 e anteriores, vejo ,facilmente, a evolução do jogo. Os jogadores evoluiram muitissimo, em todas as suas posições; os treinadores evoluiram, evoluiu a táctica, a estratégia, a preparação física, mental, etc...
A nível de dirigentes pouca evolução se vê. E reparemos. Creio, que há 20 anos os dirigentes deviam ser ex-jogadores, que gostavam do clube, muitos deles com filhos no clube. Hoje, não deve de haver grande diferença.Vejo o mesmo tipo de pessoas, ex-jogadores convidados por outros ex-jogadores, ou paisconvidados por outros pais. Nada tenho contra estas pessoas, tenho sim contra as ideias instaladas.O dirigente desportivo, ou de futebol nao pode ser só o EX-isto ou o amigo do amigo.
O dirigente desportivo foi sem dúvida a pessoa do futebol que menos evoluiu. Pior, não evoluir faz com que a modalidade não evolua.
Quando vemos projectos a curto, médio e longo prazo? que tratem o jogo em toda a sua extensão? que conheçam o que é o ser humano, desde criança até a idade adulta e muito após? onde estão materiais necessários para o desempenho da modalidade e como os obteremos?As ideias para o futuro do clube devem estar tratadas para 10 anos mas quantos dirigentes planeiam para 10 anos? Aliás, qual o dirigente que sabe como será o futebol daqui a 10 anos? que pelo menos diga algumas caractaristicas da nossa modalidade daqui a 10 anos?Poucas ideias vanguardistas se veêm nos dirigentes futebolisticos.
Concerteza há excepções e espero que continuem a sê-lo mas por favor, que é dirigente deverá procurar informação.Universidades, revistas, livros, outras instituições servirão para formar esta profissão que tanto força tem no seio dum Clube e duma Federação. Sobre as decisões tomadas só posso dizer que depende do "dom" que têm, mas sem dúvida que a informação ajuda a irradicar a sorte.
Em caso de haver alguns interessados vejam cursos de gestão, revistas de futebol, de gestão, desenvolvimento humano, marketing, sociologia etc, etc, etc

Dou um exemplo: José Couceiro deixou de ser treinador dos Sub-21. Foi despedido. Creio qeu aconteceu o mesmo ao antecessor. Se é por minha falta de informação, desde já peço desculpas, mas pergunto: Quem escolheu estas pessoas para este cargo? Será que foi o mesmo que escolheu o sucessor? e escolherá ainda o sucessor do sucessor ?Este senhores não podem sair impunes das decisões que tomam.
Quem não tem jeito para jogar na Primeira Liga terá de jogar nas inferiores.

Abraço,GRG

3 Comments:

  • At 6:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Penso que o tema deste post é extremamente interessante e pertinente! A questão levantada acerca do planeamento a médio/longo prazo ("10 anos") tem uma importância fundamental na definição de objectivos nos clubes, associações ou federações desportivas. Obviamente que sem dirigentes capazes de perceberem a necessidade duma visão mais alargada e profunda sobre o planeamento desportivo, tais projectos ou nem sequer nascem, ou morrem à nascença perante resultados desportivos menos bons, que a curto prazo pouco ou nada revelam sobre a eficácia desses projectos. Em alguns casos, há ainda o risco de se quererem manter à força recursos humanos completamente desenquadrados, sem capacidade de resposta e contraproducentes com essa visão a médio prazo. Os lobies e a "tradição" não permitem por vezes a indispensável adequação dos recursos humanos à filosofia dos projectos.
    Relativamente à formação dos dirigentes desportivos, penso que esta é uma área com um potencial de desenvolvimento muito grande que interessa explorar. Enquanto as instituições governamentais com responsabilidades na matéria (governo através do IDP) não criarem mecanismos que fomentem a necessidade de formação por parte dos dirigentes, penso que a solução passa pelas instituições que quiserem desenvolver-se de forma sustentada, fomentarem a formação interna dos seus dirigentes. Tal como no mundo empresarial, este é um aspecto que se reveste de uma importância capital, uma vez que só através da identificação das pessoas com o projecto e as estratégias a implementar é possível a conjugação de esforços e a superação de barreiras resultante duma visão demasiado individualizada do fenomeno desportivo. Penso que dentro do actual contexto, serão proactivas as instituiçoes que apostarem na formação interna dos seus dirigentes desportivos.

     
  • At 8:44 da tarde, Blogger Gonçalo Ramos Garcia said…

    Caro anónimo,

    Fico feliz pelas suas palavras. Espero que sejam seguidas pelos utentes do blog e que as divulguem aos que realmente necessitam.
    Em relaçao ao meu post acrescento que o publiquei no dia anterior a José Couceiro ter dado uma entrevista à SIC.
    Depois mesmo aparece uma entrevista no Record em que diz que o treinador é um dos culpados dos resultados das selecções Sub-20 e Sub-21, mas acrescenta que não é o ÚNICO.
    Depois desta entrevistacontinua o silencio na federação e creio que continuará.
    Mais uma vez a culpa morrerá solteira,

    Abraços,
    GRG

     
  • At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    São extraordinários e cheios de ensinamento os seus artigos.
    Assim todos podemos contribuir para melhorar o desporto.
    um abraço do Bruno

     

Enviar um comentário

<< Home