Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-10-02

Modelação ou Modelações Sistémicas?

Olá a todos,

Mais uma vez venho falar dum dos temas que por vezes abordamos - A modelação sistémica. É sem dúvida uma grande responsabilidade pois o tema é verdadeiramente complexo.
No título falo de uma ou varias modelações sistémicas e explico a razão. Há uma corrente que denomina como aplicabilidade do Modelo Sistémico a Periodização Táctica. A meu ver, e não quero ir buscar referencias, fazem-no porque encaram a táctica como o todo que é o jogo. Portanto o modelo a seguir é o modelo de jogo. Todos os factores, ou dimensões estão aqui incluídos, sejam os físicos, psicológicos e outros.
Outra corrente fala de Modelação Sistémica como interacção entre todos os sistemas: físicos, tácticos, emotivo-volitivos, socio-afectivos, etc, etc. Nesta modelação a táctica tem o seu papel mas, não é o de comandar todos os outros. Aqui, e volto a referir que a interpretação é minha, a táctica joga de de igual modo com todos os outros factores, sendo que, possivelmente e nalgumas alturas, será dado maior relevo a um que a outro.
Para a primeira teoria é o modelo de jogo que comanda toda a periodização, enquanto que para a segunda é a interacção de todas estas vertentes - o jogo - que comanda toda a periodização. Além disto é de referir que no caso da segunda, há quem não considere fundamentais os sistemas de jogo. Aliás, creio que a frase correcta é considerar os sistemas de jogo inexistentes. Como é isto possível?? Consideram sim as interacções entre jogadores e as suas qualidades emotivo-volitivas e socio-afectivas, para dizer de uma forma muito sucinta.
Se assim é, esta teoria choca um pouco com a táctica (não com a periodização táctica) e tudo aquilo que são automatismos como as combinações, as circulações ou quaisquer rotinas.

Esperando que esta actualização do blog sirva como tema para uma discussão construtiva me despeço,
Abraço,
GRG

5 Comments:

  • At 6:41 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Que confusão vai nessa cabeça

     
  • At 6:25 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Em primeiro lugar queria dar os parabéns aos autores deste blog porque o blog é realmente muito bom.

    Sou um grande fã da periodização táctica. Mas, para muitos, a periodização é entendida como apenas o trabalho táctico. Isso é extremamente redutor para a periodização táctica.
    E vejo muita gente a tentar simplificar e arranjar definições para a periodização táctica.
    Isso para mim é o menos importante.
    A periodização táctica têm principios que a regem, relativos á complexidade, á alternância horizontal, ao padrão de contrações musculares, etc... Existem essas preocupações.
    Mas o treino é direccionado para a aprendizagem dos principios do nosso Modelo de Jogo. E é muito difícil periodizar, hierarquizar, arranjar exercicios, etc. Mas por isso é que, quem a aplica de maneira certa, tem o sucesso que tem.
    Isto é pouquissimo para abordar a PT mas fica apenas uma ideia. Ficariamos dias e dias a falar sobre isso.

    Fábio Moura

     
  • At 6:40 da tarde, Blogger Rui Sá Lemos said…

    Estar enganado, está aí uma grande confusão.
    Estuda a Teoria da Complexidade para melhor te informares.
    e aprofunda o conceito de Sistémica e de Sistema. (Quando se fala em sistema, nesta linguagem, não se esta a referir ao sistema de jogo, mas sim ao sistema aberto que é o jogo, o jogador e o treino)

    Abc

     
  • At 11:54 da tarde, Blogger Gonçalo Ramos Garcia said…

    Se tem por base um modelo como pode ser aberto?
    GRG

     
  • At 12:31 da manhã, Anonymous Anónimo said…

    No futebol o que é verdade hoje é mentira amanhã... Eu sou treinador de futebol e considero que tudo o que tenha a ver com operacionalizar o processo de jogo em função de um modelo ou de um jogo é bastante interessante. Parece-me a mim é que se está a levar a discussão para níveis desajustados, ou melhor, qualquer dia esquecemos qual é o desporto que estamos a falar.
    Futebol é um tema bastante complexo que o treinador tem que simplificar... No entanto, e só para finalizar, não pensem que o melhor treinador é aquele que respeita os principios disto e daquilo, aquele que operacionaliza muito bonito e muito engraçado... O melhor é aquele que ganha! O Jorge Jesus ganha e nem sequer sabe dizer sistémico! Pq? Porque consegue transmitir para os jogadores aquilo que pretende, o que pretende é de qualidade e consegue que eles joguem com uma vontade enorme!
    Isso é modelação, ou sistemico, ou outra coisa qualquer?
    Vi um anuncio para treinador para treinar os juniores do Lagoa! Epa...é de chorar a rir! Vejam o ridiculo que é!

     

Enviar um comentário

<< Home