Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-01-27

Pós-Congresso

Espero que o Congresso que referimos em posts anteriores tenha sido proveitoso. Àqueles que participaram, e passam por este blog peço-lhes que nos deixem algumas das ideias transmitidas.
Cordialmente,
GRG

7 Comments:

  • At 11:04 da tarde, Blogger Ricardo Duarte said…

    Gonçalo:
    o simpósio foi muito bom! Valeu realmente a pena deslocar-me à ingrata capital... Falou-se bastante de treino e investigação à luz da TSD (teoria dos sistemas dinâmicos). Que contributos podem derivar da interpretação da TSD para o contexto do treino. As comunicações incidiram muito sobre a componente da investigação, e o debate trouxe-nos a ligação ao terreno. A intervenção de pessoas ligadas ao terreno acabou por abrilhantar a sessão, ao trazer exemplos reais da interpretação dos conceitos da TSD. Neste particular, o grande Rui Dias não se deixou ficar calado, e apresentou um exemplo de como interpreta a TSD: falou dos princípios que orientam a tomada de decisão dos seus jogadores. Obviamente, o grande Folgado também não se conteve, e questionou se: a modelação do treino deve visar por um lado organizar, mas por outro permitir a desorganização... um pouco daquilo que falas num dos teus últimos posts.
    Por entre conversas sobre os limites de estabilidade dos sistemas, sobre a variabilidade, sobre o contexto da decisão, etc, passou-se uma tarde realmente muito produtiva.
    Um abraço!

     
  • At 11:39 da tarde, Blogger Pata Negra said…

    ..

     
  • At 4:43 da tarde, Blogger Gonçalo Ramos Garcia said…

    Viva Ricardo,
    Fico contente pelas intervenções práticas que houveram. Tens razão, acabam por abrilhantar a sessão pois a teoria deixa sempre algumas dúvidas no ar.
    Quanto ao que referiste do Rui Dias e da tomada de decisão , sabemos que é um tema fascinante. É como uma estrada que vai ter a um cruzamento e temos de optar por qual havemos de seguir, sendo que mais à frente outro cruzamento aparecerá.
    O que falas depois da estabilidade, da variabilidade também me tem feito reflectir. Á quem defenda que a variabilidade é uma das chaves do treino. Sobre a estabilidade dos mesmos caímos na mesma estória do outro dia...estabilidade ou instabilidade.
    Sobre o Folgado, mais não esperava.
    Já agora espero que tenha feito publicidade ao futebolinteligente.
    ABraço,
    GRG

     
  • At 10:43 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Gandas cromos!
    Tao geniais que são!
    é por isso que estão onde estão!
    vaidosos?!! talvez não!!
    mas burros sim!!!
    os tais que: " supradimensão táctica" , na formação!!!
    minha nossa...
    vão longe

     
  • At 11:21 da tarde, Blogger Gonçalo Ramos Garcia said…

    Viva,
    Pois bem, mais um incógnito. Não conhecendo não posso argumentar. Gostaria de saber quem é e ler algumas das suas ideias, se é que as tem.
    Contudo, sobre o facto de estarmos onde estamos recomendo que leia alguns artigos de J.C.Pino e Enrique Marin.
    Depois podemos continuar a conversa...
    Cordialmente,
    GRG

     
  • At 12:35 da manhã, Blogger Hugo Alexandre Folgado said…

    Caro anónimo

    Antes de mais muito obrigado pela consulta ao nosso blog. Espero que o mesmo não ofenda o requintado conhecimento que parece ter sobre formação de jovens futebolistas.

    Peço as mais sinceras desculpas pela nossa "burrice", mas de facto continuamos a achar que a partilha de ideias e a formação constante é importante para a nossa evolução...

    Por isso mesmo gostaria de convidá-lo a expor um texto explicativo acerca daquilo que considera ser um bom processo de formação, pois ficou patente que não concorda com as nossas ideias.

    Julgo que seria uma ferramenta muito útil para todos os que visitam este espaço, e particularmente para mim e para o Gonçalo, uma vez que (e julgo também poder falar por ele) queremos aprender cada vez mais, especialmente com pessoas que detêm um capital de conhecimento importante, como parece ser o seu caso.

    Mais, convido ainda a identificar-se, de modo a, se achasse pertinente, podermos acompanhar in-loco, se é que treina, a aplicação prática daquilo que defende.

    Mesmo que não o queira fazer aqui, pode sempre enviar-me um mail para hugo.folgado@gmail.com

    Da minha parte apenas o convite para continuar a seguir este nosso humilde espaço, rogando-lhe apenas que as próximas intervenções contenham um pouco mais de verdadeiro conhecimento, do que apenas mera ofensa e vulgar crítica.

    Aproveito ainda para o convidar a acompanhar aquilo que são as minhas sessões de treino, onde faço a gestão dos exercícios baseado naquilo que é a "supra-dimensão" táctica do jogo... Na formação.

    Estando errado, gosto de saber onde erro... No fundo, para mim, funciona como um processo de evolução para algum dia alcançar conhecimentos tão vastos como aqueles que espero que aqui nos traga.

    Sempre disposto à partilha de ideias e à constante aprendizagem.

    Hugo Alexandre Folgado

     
  • At 1:20 da tarde, Anonymous Anónimo said…

    Por que nao:)

     

Enviar um comentário

<< Home