Futebol Formação - Futebol Inteligente

Para quem acredita que jogar bem é jogar com a cabeça

2007-01-27

Pós-Congresso

Espero que o Congresso que referimos em posts anteriores tenha sido proveitoso. Àqueles que participaram, e passam por este blog peço-lhes que nos deixem algumas das ideias transmitidas.
Cordialmente,
GRG

2007-01-13

Haverá algo mais que o todo?

Olá a todos,

Neste breve post interrogo-me sobre o que é realmente o nosso jogo.
A teoria sistémica procura, entre outras coisas, não se abstrair só aos números que tentam fazer uma previsão de algo. Assim, importa-lhe a interacção entre os diversos sistemas e sabe que a precisão é algo inalcançavel. Contudo, se falamos em diversos sistemas, estaremos a falar em diversas partes e da relacção entre as mesmas. Em posts anteriores, falei de trabalhar as partes e trabalhar o todo, referindo que o todo é muito mais que a soma das partes.
Segundo a ideia que tenho do ensino do jogar, devemos construir uma equipa pela organização da mesma. Todavia, pelo desenrolar do jogo assistimos a fases de ordem e de desordem, ou seja, a ordem e o caos. Por isto deixo aqui a minha questão: Se isto passa em todos os jogos porque é que estruturamos o ensino do jogar pela ordem e não pelo caos?
A estruração do ensino do jogar não deve ser feita por ensinar só as partes, que mais nos interessam como treinadores, mas sim pelo verdadeiro jogar que, volto a repetir, é MUITO MAIS que a soma das partes. Se o fizermos poderemos estar a trabalhar o todo disfarçado de caos. O problema que se coloca é que ao trabalharmos desta forma as quantificações pouco importam, o que nos levará, a nós treinadores, à incerteza numérica daquilo que fazemos e que nos serve como argumento defensivo e/ou ofensivo da nossa posição.

Cordialmente.
GRG

Congresso

"Exmos(as) Senhores(as),No próximo dia 26 de Janeiro teremos a visita na Faculdade de Motricidade Humana de dois prestigiados investigadores na area das ciencias da complexidade no desporto. A Professora Natàlia Balagué do INEF de Barcelona, cuja área da invesigação é a fisiologia do desporto e do exercício, e o Professor Robert Hristovski da Faculdade de Cultura Física, da República da Macedónia, cuja área de investigação o comportamento intencional em competição.Com a sua presença organizaremos um simpósio intitulado: "A acção desportiva analisada enquanto sistema complexo"O programa:1. Duarte Araújo (FMH) "Introdução: sistemas complexos, psicologia e treino"2. João Barreiros (FMH)"O desenvolvimento motor e o jogo segundo uma perspectiva dos sistemas dinâmicos" 3. Natàlia Balagué (INEF Barcelona) ""Dynamical systems approach to physiological assessment and control of training".4. Robert Hristovski (Rep. Macedonia)"Emerging action sequences and tactic solutions under constraints in training and competition"O local é o Anfiteatro 2, na FMH, pelas 14.00h e termina as 17.30h.Neste sentido convido-o(a) a estar presente e a informar aqueles que possam estar interessados. Uma vez que o número de participantes é limitado peço-lhe que me contacte até segunda-feira, dia 22 de Janeiro. A participação nesta sessão é gratuita e limitada pela ordem de recepção dos emails de intenção de participação.

Cordialmente,Duarte Araujo (daraujo@fmh.utl.pt)"

Compareçam,
GRG